O atual prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, enfrenta um cenário político desafiador após o resultado das eleições em 2024. Sem força suficiente para lançar um candidato interno, Ricardo teve que apoiar Raimundo de Bibi, que foi de outro grupo nas eleições de 2026 e 2020, e seu vice, o ex-deputado Antônio Fernando, também antigo adversário.
Mesmo com esse apoio terceirizado, a dupla não conseguiu vencer nas urnas, sendo derrotada por Victor Coelho por uma diferença de quase 3 mil votos. Além da derrota de seu candidato, Ricardo Ramos também viu seu plano de formar uma base forte na Câmara Municipal fracassar. Ele conseguiu eleger apenas sete vereadores, formando uma minoria para compor a oposição nos próximos quatro anos. A situação pode ficar ainda mais difícil, pois alguns desses vereadores podem migrar para a base de Victor Coelho, aumentando o enfraquecimento da bancada aliada de Ricardo.
Com a minoria na Câmara, Ricardo Ramos pode enfrentar outras dificuldades, especialmente se contas de seu governo forem apresentadas com indicação de rejeição pelo TCE. Essa situação pode prejudicar seu futuro político, já que ele sonha em ser deputado e retornar à prefeitura de Ouricuri, cidade que governou por três mandatos. O cenário atual coloca Ricardo Ramos em uma posição delicada, exigindo articulação para manter sua relevância no cenário político local.