A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, oficializará sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) na próxima segunda-feira (10), em um evento marcado para ocorrer no Recife. A confirmação foi feita pela assessoria do presidente estadual do PSD e ministro da Pesca, André de Paula. Essa mudança representa um passo importante na trajetória política de Lyra, além de uma aproximação estratégica com o governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento contará com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e de outros ministros de Estado, como informa o site Congresso em Foco.
A saída de Raquel do PSDB implica na ascensão do deputado estadual Álvaro Porto à liderança do partido em Pernambuco. Porto, que preside a Assembleia Legislativa, tem estreitado relações com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal adversário político de Lyra. Com a adesão de Raquel, o PSD passa a contar com três governadores, incluindo Ratinho Jr. (Paraná) e Fábio Mitidieri (Sergipe).
Essa mudança para o PSD é, sem dúvida, uma estratégia da governadora para garantir maior visibilidade e acesso a recursos, como o tempo de televisão e o fundo partidário, visando suas futuras ambições eleitorais. Contudo, também traz desafios, especialmente pela falta de representantes do partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na bancada federal da Câmara dos Deputados.
A aproximação entre Lyra e o PSD foi negociada por um tempo, mas as conversas foram adiadas devido às discussões sobre uma possível fusão entre o PSD e o PSDB, algo que, no final, não se concretizou.