Posted inCotidiano

Queima de lixão volta a cobrir Ouricuri de fumaça; prefeitura emite nota sobre o assunto.

Fumaça na cidade de Ouricuri

Toda a cidade de Ouricuri ficou, durante essa terça-feira (25), encoberta pela fumaça da queima de lixo no local onde deveria ser a estação de transbordo, e todos os resíduos produzidos pelo município encaminhados para o aterro sanitário de Salgueiro. Essa não é a primeira vez que essa situação acontece. O problema foi registrado por vários moradores. Ninguém soube informar quem colocou fogo no local.

Em 2023, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que Ouricuri acabasse com o lixão (o município foi um dos quatro últimos do estado a fazer isso). O problema é que não houve o fim, mas apenas uma troca de terreno.

Primeiro foi fixado no Bairro Santo Antônio, mas após alguns meses e muita denúncia, a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) determinou que a prefeitura retirasse o lixão da cidade. Agora, o terreno que abriga um dos maiores problemas ambientais da história de Ouricuri está localizado atrás do cemitério, praticamente dentro da cidade.

Os catadores de materiais recicláveis também estão na bronca, pois a queima de todo o resíduo prejudica o trabalho deles.

Em nota, a prefeitura diz lamentar o ocorrido e que jamais vai compactar com atos que causam transtornos à população. Em outro trecho, cita que todas as medidas cabíveis serão adotadas para apurar a causa e autoria do incêndio no lixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *