Proprietários rurais de Ouricuri e Araripina, que desejam recuperar áreas degradadas, podem obter apoio gratuito do Cepan – Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe. A instituição oferece mudas, sementes, assistência técnica e suporte na implantação de diversas técnicas visando a recuperação de áreas degradadas.
Para obter o benefício, o proprietário precisa ter o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma área livre de autuações e de disputas judiciais e ter o compromisso com a preservação contínua das áreas, garantindo sua proteção a longo prazo. Mais informações podem ser obtidas através do site do projeto, em contato com a analista de projetos, Adrielle Leal, pelo telefone (81) 98237-8598 ou pelo e-mail adrielle@cepan.org .
O processo de restauração vai utilizar diversas técnicas, como o plantio de mudas nativas florestais, semeadura direta (utilização de sementes para plantio), sistemas agroflorestais (SAFs) e a condução da regeneração natural, por meio do adensamento e enriquecimento da área.
Serão utilizadas sementes e mudas nativas, as mesmas predominantemente naturais na Caatinga. Elas serão prioritariamente adquiridas no próprio território, o que além de facilitar a adaptação, também gera renda para os produtores de mudas e sementes locais.
Os efeitos da degradação da Caatinga podem ser agravados pelo desmatamento que atinge a região, especialmente na área de proteção ambiental (APA) da Chapada do Araripe. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, essa área protegida apresenta os maiores índices de desmatamento entre 2021 e 2023 dentro do bioma Caatinga. Essa iniciativa integra o projeto Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe. (G1)
Foto: Arquivo Cepan